sexta-feira, 7 de junho de 2013

Engenho Nossa Senhora das Graças - Areia

O Engenho Nossa Senhoras das Graças está localizado no município de Areia, por volta de 12 Km do centro da cidade, sentido Areia-Alagoa Grande. O Engenho se chamava de Engenho "Buraco", devido suas terras serem cortadas pelo Riacho Buraco, que passa ao lado do referido engenho. Engenho este pitoresco e histórico pelo fato de ter nascido e  habitado na Casa Grande deste engenho, o primeiro Arcebispo da Paraíba, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques em 30 de agosto de 1855 e falecido em João Pessoa no dia 15 de agosto de 1935. 
Membro da família luso-brasileira dos Miranda Henriques, D. Adauto era filho do Cel. Idelfonsiano Clímaco Clodoveu de Miranda Henriques, Senhor dos engenhos Buraco e Fundão, ambos em Areia, e da sua mulher D. Laurinda Esmeralda de Sá e Mello (cf. "Dom Adauto", do Pe. Francisco Lima). Pela via paterna, foi um seu trisavô o Capitão-mor Francisco Xavier de Miranda Henriques, o Velho ou o Honestíssimo, moço-fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, sócio supranumerário da Academia dos Renascidos de Salvador (1759), capitão-mor e governador do Rio Grande do Norte, do Ceará e da Paraíba, consecutivamente, no Séc. XVIII. O velho Engenho "Buraco" foi construído pelo Cel. Idelfonsiano Clímaco Clodoveu de Miranda Henriques, em meados do século XIX.
No frontispício da Casa Grande, está gravada uma data, 1869, data esta que representa a ampliação da Casa Grande nos moldes clássicos. Ao longo dos anos muitas alterações e ampliações foram feitas tanto na Casa Grande, quanto no banguê. De moenda a força de animais, passou para motor à vapor e em seguida a energia elétrica. O engenho funcionou até os anos noventa, quando foi desativado. Infelizmente o banguê atualmente está em ruínas, restando apenas a antiga moenda e parte de suas paredes. 
Atualmente o local é um ponto de visita para trilheiros e caminhantes, já que o velho engenho fica ao lado da estrada que leva até a Serra Grande, nas divisas entre os municípios de Areia e Alagoa Grande, ponto este para diversas trilhas e caminhadas ecológicas, afim de conhecer e registrar este marco histórico encravado nas belas terras do Brejo Paraibano. As fotos abaixo são de uma visita que fiz no dia 5 de junho de 2013, a esta pitoresca Casa Grande.Confira:






























Riacho Buraco, que deu o antigo nome ao Engenho



Um comentário:

  1. Conheci o Engenho Buraco através de Wlademir Peregrino de Morais. Tetraneto do Cel. IDELFONSO, Filho de D. Clarice, bisneta do Cel.

    ResponderExcluir