sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Engenho Beatriz - Alagoa Nova

O Engenho Beatriz se localiza na parte oriental do município de Alagoa Nova a cerca de 6,6 Km do centro desta cidade (sentido Alagoa Grande). O Engenho Beatriz tornou-se nacionalmente e internacionalmente conhecido por produzir a cachaça denominada "Serra Preta". O Engenho Beatriz pertenceu ao Sr. João Torres Brasil (Joca Torres) no século XX, atualmente seu proprietário é o Sr. João Lira.
A cachaça Serra Preta vem sendo produzida desde 1908. Até hoje, sua fabricação segue as tradições no que diz respeito à plantação, colheita, fermentação e destilação. A Serra Preta pode ser considerada orgânica porque não usa nenhum produto químico em seu processo de produção. A cachaça Serra Preta recebeu alguns prêmios por sua qualidade, entre os quais podemos destacar:
  • Medalha de Grande Ouro no concurso Hyatt Cachaça Awards em 2005
  • Ranking da revista Playboy em 2009
  • Ranking da revista Veja em 2010 - uma das 5 melhores cachaças brancas do Brasil
A origem do nome desta cachaça é por se localizar em uma propriedade que possui o solo bem escuro, praticamente preto, ao lado de uma montanha com belas matas. Por esse motivo a cachaça acabou sendo batizada de Serra Preta. Além do Engenho Beatriz, a cachaça Serra Preta é produzida no Engenho Novo, também localizado no município de Alagoa Nova.
Mais informações sobre a cachaça Serra Preta, em sua página na internet:
http://www.cachacaserrapreta.com/
O Engenho Beatriz é um dos poucos engenhos em atividade no Brejo Paraibano. Bem equipado com moendas e destilaria mordenas, trata-se de um engenho de grande sucesso econômico em todo o Estado da Paraíba. Pouco restou do primitivo engenho que existia, apenas a velha casa grande (que aliás não é muito exuberante perante as demais do Brejo Paraibano), e parte de seu banguê ainda trazem os traços originais do início do século XX. Demais dependências forma construídas posteriormente, como um grande armazém para o estoque do produto. 
Confira abaixo as fotos do referido engenho, em uma visita que fiz no final de janeiro de 2010:

Exuberante mata ao lado do engenho

Antiga Casa Grande do engenho

Antiga Casa Grande do engenho 

Dependências do engenho

Banguê do engenho

Interior do banguê do engenho

Moenda moderna com um motor de 30 KWA

antigas peças da primitiva moenda que existia no engenho

Roda dentada da antiga moenda

Lateral e chaminé do banguê

Vista parcial do engenho

Roda do antigo motor à vapor que existia no engenho

Estoque de garrafas da cachaça "Serra Preta".

Estoque de garrafas da cachaça "Serra Preta". 

Estoque de garrafas da cachaça "Serra Preta". 

Antigo rótulo da cachaça "Serra Preta", quando apenas era produzido no "Engenho Novo" e de propriedade dos herdeiros de Clementino C. Leite. Fonte: http://rotulosdecachaca.blogspot.com.br/  


Rótulo Atual da cachaça Serra Preta





  

2 comentários:

  1. Quantas saudades do tempo em que morei e sou filha do saldoso José Torres Brasil e otavia Maria, nasci nessa casa grande, que saudades desse lugar.

    ResponderExcluir
  2. Os parentes do Sr. João Torres Brasil "Joca Torres" "Joquinha", precisam postar a história desse homem, que no século XX era proprietários de muitas terras e engenhos no município de Alagoa Nova - PB, Dizer suas origens de onde veio, onde e quando nasceu, com que idade faleceu, etc, etc.

    ResponderExcluir